quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Política no Ciberespaço

3. Exercícios “Política e Ciberespaço”
1) O que é uma GOOGLE BOMBING?Pesquise.
2) Como a GOOGLE BOMBING pode relacionar-se com a economia de links? Explique.
3) Procure exemplos de novo TRABALHO na economia digital e relacione a SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

RESPOSTAS:

1) Google bomb (Bomba do Google ou Bombardeio Google) é um fenômeno caracterizado por tentativas de influenciar a classificação de uma determinada página ou site nos resultados retornados pelo Google, normalmente com intenções humorísticas ou politícas. Devido ao sistema utilizado pelo Google para criar o algoritmo de Page Rank, uma página terá uma classificação melhor à medida que o website que dá acesso a tal página use melhores termos de referência. Uma bomba é criada caso haja um grande número de sites apontando para estes locais. O termo "bombardeamento Google" foi adicionado em maio de 2005 ao New Oxford American Dictionary.

A ação consiste em inserir links em vários sites diferentes com o mesmo texto âncora e a mesma página linkada até que o resultado da busca deste texto âncora retorne como a primeira opção na busca. Por exemplo, observe este link: o mais sortudo do mundo.

Este texto não está na página linkada, mas está no link para ela. Se várias páginas fazem a mesma coisa, então a relevância da página é maior ela aparece nos primeiros resultados. Quando alcanca o primeiro resultado, vira Google Bomb.

2) Ela afeta diretamente a economia de links uma vez que é capaz de atribuir maior popularidade a alguns espaços e dispensar outros, de maneira artificial, aleatória e, como mencionado, na maioria dos casos, com fins não produtivos. Assim, torna as buscas mais difíceis, fazendo com que o internauta não agregue tanta confiança aos sites e deixe que realizar ações indiretas como compras quando visualiza as janelas em sites do assunto pretendido. Perde-se tempo, e , como afeta os sistemas de busca, afeta os links logo compromete também o capital.

3) Web designers, criadores de sons para celular que os distribuem pela web, blogueiros, hackers contratados para proteger sistemas entre outros são exemplos do novo trabalho na economia digital uma vez que foram gerados a partir do advento da tecnologia digital. Suas atividades podem ser pensadas dentro da lógica da sociedade da informação pois em cada uma delas observa-se que as funções são conseqüência da necessidade de veiculação e conhecimento dos fatos, das tendencias e manifestações culturais, e de segurança para os dados mantidos no ambiente virtual, todos estes caracteristicas da nova era vivenciada com a evolução das TICs.

Nenhum comentário: