segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Apropriação, desvio e despesa improdutivo

2. Exercícios “Apropriação, desvio e despesa improdutiva”

1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.
2. Observar este site - http://www.facom.ufba.br/CIBERPESQUISA/CYBERPUNK/

Analisar as entrevistas com hackers e as materias. A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados. Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cibercultura.

RESPOSTAS:

a) Apropriação: http://www.claro.com.br/portal/pre_home.jsp O site da operadora de telefonia celular permite que se mandem mensagens de texto diretamente para um celular. O seviço de torpedo web pode ser visto como uma evolução da apropriação dada a partir da popularização do uso de celulares, onde no começo, as mensagens eram gratuitas e as pessoas passaram a utiliza-las preferencialmente às proprias ligações normais, nestes casos a reinterpretação tem o mesmo propósito: comunicação sem custo.

Desvio: http://www.orkut.com/ O site inicialmente criado para ser um ambiente de relacionamento, para fazer novos amigos, tornou-se espaço livre para a organização de comunidades hostis e pessoas de interesses questionaveis. Citando como exemplo comunidades neo-nazistas, ou de torcidas de futebol rivais que aproveitam o espaço para combinar brigas depois dos jogos. Não que esse uso seja proibido, se fosse essas comunidades não poderiam existir nesse espaço, mas podemos te-lo como uso marginal quanto ao aspecto ético. Também vemos desvio quando uma instituição (UCPel) por exemplo restringe o acesso a este site http://www.orkut.com/ de seus computadores como acontece. Pode acontecer que alguem use um terceiro site, de acessos, que nao estava proibido inicialmente, para linkar a pagina desejada caracterizando o desvio.

Despesa Improdutiva: http://www.coquetel.com.br/passatempo_i2_novo/index.asp
Neste caso observamos o espaço do lazer, dos jogos. É o consumo da diversão. Seja no site ou nas classicas revistas de palavras cruzadas. Neste exemplo além de divertir, as palavras cruzadas aparecem como passatempo importante para exercitar a memoria, estimular o raciocinio, consequencias do momento de lazer que Bataille considera importante para a produção.

2) Na entrevista Akfare e Twister parecem ser exemplos de hackers, porque possuem grande conhecimento tecnico mas não demonstram intenções criminosas apesar de invadirem outras paginas. Os usos da tecnologia parecem variar entre a apropriação quando fazem uso de seu conhecimento para reinterpretar a finalidade de um espaço e o desvio porque ainda assim acabam por invadir, "hackear" paginas o que caracteriza um uso marginal.

O movimento cyberpunk relaciona-se com o desenvolvimento tecnologico
e com a visão que se tem do ciberespaço como ambiente livre. Essa se configura como uma percepção política do ciberespaço o que permite o avanço hacking (hackers e crackers), eles aproveitam-se da falta de estrutura e controle nesse meio para evoluir. É esse avanço que torna necessário estudos para definir posicionamentos políticos em relação a cibercultura, como o surgimento dos tecnoutópicos, tecnofóbicos e tecnorealistas.

Nenhum comentário: