terça-feira, 2 de outubro de 2007

Atividade Sociabilidade+Corpo+Ciberespaço

1) Como as representações do corpo interferem na sociabilidade no ciberespaco?
2) Como as relações do corpo com a tecnologia podem refletir o sujeito na pós-modernidade?
3) Pode-se dizer que o corpo é virtualizado no ciberespaço? Por que?
4) Pode-se dizer que chats, fotologs, weblogs e perfis do Orkut refletem as relações com o corpo da mesma maneira? Explique.

RESPOSTAS:

1) As representações estudadas por terem finalidades diferentes interferem de modo diferente na sociabilidade no ciberespaço.

O avatar, por exemplo, é uma representação figurativa da pessoa real e em muitos casos torna-se elemento necessário para o acesso e participação ativa em determinados locais na web. No caso de fóruns, por exemplo, isso se deve ao fato de que com o avatar voce ganha um "rosto", você posta suas opiniões sem esconder como é (ou como parece ser), contribui com um pouco mais de realismo e presença às discussões e ganha credibilidade e mais confiança dos outros usuários desenvolvendo seu capital social.

2) As relações estudadas se relacionam de modos diferentes com o sujeito na pós-modernidade.

O ciborgue vai contra os principios pos-modernos que abandonam a tecnologia em nome de um retorno a essencia, ao espiritual. Sendo os ciborgue organismos "meio homem, meio maquina" que dependem ou fazem uso de elementos tecnologicos como melhoria para suas atividades
temos um paradoxo com o universo do sujeito pos-moderno que não se vale da tecnologia, ao contrário abdica desta para solucionar suas duvidas por meio de reflexões intrinsecas, completamente naturais, não artificiais assim caracteriza-se um choque de idéias logo a relação é de oposição.

Já o avatar é outra representação que se relaciona com o sujeito pós-moderno de modo diferente. Esta figura sim, pode ser considerada paralela a linha pós-moderna e seus aspectos pois ao ilustrar uma pessoa se busca transmitir no avatar mais do que caracteristicas fisicas e superficiais. Mesmo que de modo cômico o desafio no avatar é representar também o comportamento, os ideais, as atitudes, enfim, todo um aparato psicológico sintetizado em desenho. Para isso precisamos refletir, pensar sobre o que realmente gostamos e que melhor nos definirá para os demais. Isso é explicitamente vinculado a idéia de reflexão, de busca interna sobre seu verdadeiro "eu" e sobre o que realmente as outras pessoas enxergam ao nos ver, aspectos defendidos pelo pós-modernismo.

3) Sim, porque não é o corpo real, concreto, material, tangível que está ali, no ambiente virtual e sim uma representação, uma figuração, uma simulação do que é no ambiente concreto logo é virtualizado.

4) Não. Como espaços de relacionamento com caracteristicas diferentes entre si (chats, weblogs, perfis e fotologs0 refletem o corpo de modo também diferentes.

Nos chats e fóruns, geralmente a identificação vem através dos avatares que como visto são apenas representações figurativas, por vezes caricaturais do original, exagerando ou restringindo alguns aspectos do individuo representado, mas que, por seu carater informal permite a tentativa de exteriorizar elementos intrínsecos do ser, comportamentos, manias, gostos.

Nos fotologs já há a presença de uma representação mais completa que são as fotos. A fotografia é o suporte que registra em detalhes as características fisicas mas que ao contrario dos avatares fica restrita ao universo da superficialidade sem alcançar o plano perceptual e psicológico que pode ser explorado de inumeras formas no avatar

O mesmo vale para os weblogs e perfis sendo que nestes casos selecionamos de forma mais específica o "material" que nos representará pois dependendo do conteúdo do weblog ou de nossa forma de enxergarmos a nós mesmos para definição no orkut podemos tentar passar mais credibilidade com fotos ou mostrar descontração e informalidade com avatares, desenhos ou fotomontagens.

Dessas representações dependerá a forma como os demais nos visualizarão e contribuirá para a aceitação nas redes sociais no ciberespaço e na formação e consolidação de nosso capital social.