quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Atividade 22/08

1. Encontrar exemplos e explicar:

a) Caracteristicas do hipertexto
b)Tipos de Hipertexto
c) Tipos de links

2. Analisar a ficção hipertextual encontrada na gincana.

a) Ela é multilinear ou não linear? Explique
b) Ela altera o modo como atraves do qual a leitura acontece? Explique

3. Web blogs são exemplos da escrita coletiva? Explique

4. Fotologs são exemplos de virtualização? Explique

5. Textos coletivo.

Acessar o site http://www.co-link.org/
Criar um textos coletivos 9com a participação do grupo).

RESPOSTAS:

CARACTERISTICAS
1. http://www.elfland.com.br/AventuraSolo/Desafio/desafio.php?arq=01300102
Este site de RPG é um exemplo de multilinearidade pois os caminhos são pré definidos pelos autores, o que fazemos é escolher uma das alternativas e seguir para novas informações por meio dessas conexões pré determinadas.

http://g1.globo.com/
O portal de noticias da Globo é um tradicional exemplo de não linearidade porque ao tentar encontrar informações sobre algum assunto o usuário busca ou rapidamente (link direto com fatos do dia ou da ultima semana sobre o assunto) ou com mais calma (procura noticias relacionadas em outros topicos e assim vai construindo a sua propira escrita, seu conhecimento intrinseco a sua necessidade). Desse modo articula seu proprio caminho no ciberespaço.

http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/0,,4276,00.html
Este exemplo refere-se a modularidade do Hipertexto, pois esta pagina se constitui num módulo da pagina citada acima http://g1.globo.com/. Alguem que acessa o portal de notícias pode conectar com o site de esportes para completar seus objetivosl, ampliar ou estreitar sua pesquisa e assim construir o lego, a sua propria cadeia de conexões e informações.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal
Uso este exemplo do site wikipedia para ilustrar a caracteristica de Estrutura de Rede, que é básica do Hipertexto - Informações (Enciclopédia) + Conexões (Tópicos relacionados).

TIPOS
Exploratório:http://www.folha.uol.com.br/ São postadas noticias pela equipe do jornal, nao sendo permitido postagens de pessoas de fora, o que fixa o site como apenas fonte de informações.

Construtivo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal A enciclopedia virtual oferece ao usuário disponibilizar na mesma seu conhecimente sobre determinado assunto, ampliando com seus visitantes a rede de informações.

LINKS
Associativo e Estrutural:http://www.ucpel.tche.br/portal/index.php
O site da nossa universidade permite os dois tipos de links logo na pagina inicial: Associativo, nas noticias centrais que levam o usuario direto a materia, e Estrutural nos topicos laterais que organizam assuntos relacionados a vida academica e que não necessitam de destaque principal desde que tenham links apropriados.

2. http://www.blogfixe.com/?w=terror
a) Ela é não linear, porque á página não fixa ao usuario uma leitura permanente de contos de terror. Se quiser, há possibilidade de conexão com páginas de ficção de humor, jogos e etc. Assim o internauta tem liberdade de construir seu caminho dentro do site caso não goste do conto de terror ou tenha se cansado do tema e queira entretenimento mais variado.

b) Sim. Por ser não linear permite maior autonomia nas decisões quanto ao futuro da visita ao site. A leitura se dá de acordo com a vontade do usuário, logo cada pessoa com interesses diferentes, com esta propriedade, desenvolvem leituras distintas.

3. Sim. Neste momento quando a professora estiver lendo esta resposta do meu webblog estará pensando "não está completamente certo, faltou algo, vou comentar isto". Assim a escritra coletiva se desenvolve pela possibilidade de comentarios...

4. Sim, nos fotologs as pessoas postam fotografias suas que se tornam seu "RG" no ciberespaço e ao lado do nome servem como identificação e link pelos outros usuarios. Também virtualizam experiencias concretas ao compartilhar fotos de festas, viagens e permitir comentarios, explicando como aconteceu e onde foi, por vezes sugerindo o local ou até pedindo opiniões (enquete) que leva a uma reconstrução do real, visto por outros angulos.

Um comentário:

raquel disse...

Respostas perfeitas, mas não precisas responder sempre com multi e não-linearidade. Podes escolher uma e manter a idéia dela.